Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


COZINHAR É PRECISO





Matéria inclusa por Márcia Maia Sathler
Michael Pollan, autor norte americano de seis best-sellers, professor de jornalismo da Universidade da Califórnia e colaborador do New York Times, lançou recentemente no Brasil o seu livro “Cozinhar - Uma História Natural da Transformação”, da editora Intrínseca. Grande defensor da boa alimentação, ele inicia o seu discurso com a seguinte consideração: “A certa altura, já no fim da meia-idade, fiz uma descoberta inesperada, porém feliz: muitas das perguntas que mais me preocupavam tinham na realidade uma única resposta: Cozinhar”.

“Cozinhar” propõe a associação dos quatro elementos da natureza com experiências culinárias. A partir do fogo, ar, água e terra, o autor busca pessoas capazes de ensiná-lo a preparar alimentos que têm como base esses elementos. O resultado: churrasco de animal inteiro, pães artesanais, assados, cerveja e chucrute. Seus relatos seguem de modo envolvente, contados a todo tempo acompanhados de excelentes análises históricas, filosóficas, gastronômicas e científicas sobre cada um dos assuntos.

O tema chave de sua discussão é o atual cenário de contradição que estamos vivendo. Nunca se falou tanto em alimentação e calorias. Passamos horas assistindo a programas de culinária, mas cada vez menos tempo cozinhando efetivamente. Optamos, curiosamente, por seguir comendo os nossos pacotinhos práticos e “saudáveis” da indústria, sabor glutamato monossódico. Segundo Pollan, essa notável indecisão em relação à culinária parece provar que “cozinhar carrega consigo uma força emocional da qual não podemos – ou não queremos – nos livrar”. Tomara que não nos livremos!

Márcia Maia Sathler
Nutricionista com foco na Reeducação Alimentar.
Mestranda em Tecnologia Nuclear pelo CDTN.

Referências:
1.Cozinhar: uma história natural da transformação / Michael Pollan ; tradução Cláudio Figueiredo. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.


1

 

Inovando Sìtes