Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


SAL PROMOVE O CONSUMO EXCESSIVO DE GORDURA





Matéria inclusa por Lana Claudinez
De acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition, a adição de sal aumenta a agradabilidade de alimentos, o consumo de alimentos e de energia, e, consequentemente, promove passivamente o consumo excessivo de gordura. Em um estudo randomizado cruzado, 48 adultos saudáveis foram recrutados e sua sensibilidade ao sabor de gordura foi avaliada por determinação do limiar de detecção de ácido oleico (18:1, n-6).


Os voluntários participaram de quatro sessões na hora do almoço e após um desjejum padronizado. As refeições consistiam de macarrão (56%), com molho (44%) e havia quatro tipos de molho: 1 - baixo teor de gordura / baixo teor de sal (0,02% de gordura e 0,06% de cloreto de sódio - NaCl), 2 - baixo teor de gordura / alto teor de sal (NaCl a 0,5%,), 3 - elevado teor de gordura / baixo teor de sal (34% de gordura) e 4 – alto teor de gordura / alto teor de sal. Foram realizadas avaliação da ingestão alimentar e avaliações subjetivas de fome e saciedade.


O sal aumentou a ingestão de alimentos e de energia em 11%, independente da concentração de gordura presente na refeição (p=0,022). Não houve efeito da gordura na ingestão de alimentos (p=0,6), mas as refeições ricas em gordura aumentaram o consumo de energia em 60% (p<0,001). As mulheres consumiram 15% a menos em peso das refeições com alto teor de gordura do que as refeições com baixo teor de gordura. A sensibilidade gustativa à gordura foi negativamente associada com a ingestão de refeições com alto teor de gordura, mas apenas na presença de baixo teor de sal. “O aumento excessivo de gordura na dieta não exerce efeito principal sobre a ingestão de alimentos, no entanto, levou a um consumo de energia 60% maior.


A adição de sal aumenta a agradabilidade e a ingestão de alimentos e energia, independentes da concentração de gordura”, concluem os autores. “Portanto, o sal promove, passivamente, o consumo excessivo de gordura na dieta. Os indivíduos com sensibilidade gustativa à gordura são capazes de ajustar a ingestão de gordura, embora este efeito parece ser contrariado pelo aumento da agradabilidade devido à adição de sal”, afirmam.


Nota: O consumo de sal e de alimentos ricos em gorduras têm aumentado a cada dia, especialmente por meio da adoção de uma dieta com perfil industrializado. O conhecimento científico dessa relação entre sal e gordura reforça ainda mais a necessidade de mudança nos hábitos alimentares da população nos dias atuais, incentivando a redução do consumo de alimentos industrializados, ricos em sal (sódio)/gorduras, optando por preparações caseiras e alimentos naturais/orgânicos. Essas modificações podem contribuir para a saúde da população em geral, reduzindo a prevalência de doenças associadas a elevada ingestão calórica e de sal e melhores condições de saúde.


Artigo: Bolhuis DP, Costanzo A, Newman LP, Keast RS. Salt Promotes Passive Overconsumption of Dietary Fat in Humans. J Nutr. 2016.


Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=816
1

 

Inovando Sìtes