Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


VITAMINA D REDUZ O ARMAZENAMENTO DE GORDURA NOS ADIPÓCITOS





Matéria inclusa por Lana Claudinez
Um recente estudo publicado na revista Nutrition evidenciou o papel da vitamina D na prevenção/proteção da obesidade. O estudo foi desenvolvido com uma linhagem de adipócitos em cultura e quando essas células foram expostas à vitamina D (1,25(OH)2D), observou-se redução no acúmulo intracelular de lipídios e aumento basal da lipólise (queima de gordura), sem nenhuma toxicidade celular. Também foi observada redução na expressão de genes adipogênicos (induzem ao aumento da gordura), com aumento da expressão de genes relacionados à beta oxidação, enzimas lipolíticas e genes responsivos a vitamina D, evidenciando melhora do perfil dos adipócitos e do metabolismo do tecido adiposo. Adicionalmente, significantes mudanças nos níveis de NAD e na taxa NAD/NADH foram observadas, bem como do gene SIRT1, importantes na regulação do metabolismo energético, abrindo novos campos de estudo sobre a relação entre esses agentes e a vitamina D e o papel dessa vitamina sobre o metabolismo, especialmente sobre a oxidação e produção de energia. Assim, o estudo sugeriu um importante papel da vitamina D no metabolismo dos adipócitos, propondo que níveis adequados de vitamina D no organismo possam exercer potentes efeitos inibitórios no armazenamento de lipídios e na função metabólica do adipócito, exercendo assim um efeito protetor contra obesidade.


Nota: O presente estudo representa um avanço nas pesquisas sobre a vitamina D e seu papel no organismo, especialmente sobre o tecido adiposo e aumento da massa adiposa característica dos quadros de obesidade. A princípio esse estudo foi realizado in vitro, com linhagem de adipócitos. É preciso que novos estudos sejam realizados para avaliar a ação dessa vitamina no tecido adiposo in vivo, na tentativa de conhecer qual uma possível concentração sérica ideal para exercer os efeitos sobre o tecido adiposo, aumentando a lipólise e inibindo vias lipogênicas. Dados iniciais reforçam ainda mais a necessidade da ingestão adequada dessa vitamina no dia-a-dia, por toda a população, especialmente por aqueles com sobrepeso/obesidade.


Referência: Chang, Eugene; Kim, Yangha. Vitamin D decreases adipocyte lipid storage and increases NAD-SIRT1 pathway in 3T3-L1 adipocytes. Nutrition. December. 2015



Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0899900715005298
1

 

Inovando Sìtes