Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


VITAMINAS E DHA NO ENVELHECIMENTO E IMPLICAÇÕES SOBRE O CÉREBRO E ALZHEIMER





Matéria inclusa por Lana Claudinez
Publicado em 2015 na revista Nutrition, um artigo de revisão abordou sobre a ingestão inadequada de DHA e vitaminas no envelhecimento e suas implicações sobe o sistema nervoso e o desenvolvimento da doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer tem afetado um número de idosos cada vez maior e seu tratamento ainda é pouco desenvolvido e muitas vezes se limita a tratar sintomas associados à doença ao invés de sua progressão.


Novas estratégias terapêuticas têm sido estudadas na tentativa de retardar a perda neuronal. Estudos prévios têm sugerido que o ácido docosa-hexaenoico (DHA) presente em peixes, algas e óleos derivados destes produtos e vitaminas E, C, D e do complexo B parecem prevenir os neurônios de sua degeneração e desenvolvimento do Alzheimer. Esses nutrientes estão amplamente disseminados na alimentação e sua adequada ingestão depende da realização de uma alimentação saudável. Acredita-se que a adequada ingestão desses nutrientes tenha papel essencial no processo de senescência e possa retardar o envelhecimento do cérebro e proteger contra o aparecimento da doença de Alzheimer.


Nota: Muitas doenças neurológicas parecem estar associadas à deficiência de nutrientes, especialmente de vitaminas do complexo B, essenciais no metabolismo e funcionamento neuronal e vitaminas antioxidantes que exercem papel protetor contra os radicais livres. Assim, a ingestão adequada desses nutrientes por meio de uma alimentação equilibrada e saudável é indispensável, especialmente para indivíduos na fase de senescência (envelhecimento), para prevenção e redução das doenças neurológicas. Novos estudos ainda precisam ser desenvolvidos com o intuito de conhecer recomendações específicas para esse público.


Referência:
Mohajeri, M. Hasan; Troesch, Barbara; WEBER, Peter. Inadequate supply of vitamins and DHA in the elderly: Implications for brain aging and Alzheimer-type dementia. Nutrition, v.31, n.2, February. 2015.


Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0899900714003396
1

 

Inovando Sìtes