Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
Para receber nossas novidades:
 
1

MATÉRIA


ÔMEGA 3 REDUZ MUCOSITE CAUSADA PELA QUIMIOTERAPIA





Matéria inclusa por Juliana Morais
Estudo publicado na revista Nutrition sugere que o suporte nutricional com nutrição enteral (NE) rica em ácidos graxos ômega 3 (ω-3) diminui a frequência de toxicidades das mucosas induzida por quimioterapia, tais como estomatite e diarreia, e exibiu efeito hepatoprotetor durante a quimioterapia, em comparação com NE pobre em ω-3.




Pesquisadores japoneses acompanharam 61 pacientes submetidos à quimioterapia neoadjuvante para câncer de esôfago, que receberam aleatoriamente NE rica em ω-3 (n=31), que recebeu 900 mg dos ácidos graxos, ou NE pobre em ω-3 (n=30), que recebeu 250 mg dos ácidos graxos, por 15 dias durante a quimioterapia.




O desfecho primário foi a frequência de neutropenia de grau 3 e 4 e os desfechos secundários incluíram outros eventos adversos relacionados com a quimioterapia, peso corporal e marcadores inflamatórios.




A ingestão de calorias totais durante a quimioterapia foi igual nos dois grupos e não houve diferença significativa na mudança de peso corporal após a quimioterapia entre os dois grupos.




Não houve diferença significativa na incidência de leucopenia de grau 3 e 4 e neutropenia (p>0,05). No entanto, a presença de estomatite foi significativamente menor no grupo rico em ω-3 (p=0,018).




A incidência de diarreia ocorreu com menos frequência no grupo rico em ω-3 (16,1%) em comparação com o outro grupo (36,7%). No entanto, essa diferença não foi significativa (p=0,068).




Os pesquisadores também observaram que os níveis das transaminases hepáticas alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase aumentaram significativamente menores no grupo rico em ω-3.




“O presente estudo não demonstrou que a terapia nutricional enteral rica em ω-3 diminui a frequência de neutropenia induzida pela quimioterapia. No entanto, demonstramos que essa abordagem foi capaz de diminuir a frequência de toxicidades de mucosas induzida pelo tratamento, tais como estomatite e diarreia, e até hepatoproteção”, concluem os autores. “Ensaios clínicos adicionais são necessários para determinar a dose e a duração da suplementação mais adequadas para reduzir as toxicidades relacionadas com a quimioterapia em pacientes com câncer”, afirmam.



Referência(s)

Miyata H, Yano M, Yasuda T, Yamasaki M, Murakami K, Makino T, et al. Randomized study of the clinical effects of ω-3 fatty acid-containing enteral nutrition support during neoadjuvant chemotherapy on chemotherapy-related toxicity in patients with esophageal cancer. Nutrition. 2016. [Epub ahead of print]



Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=875
1

 

Inovando Sìtes